1. O que é o Balcão Único?
É a plataforma de atendimento eletrónico da Câmara Municipal de Loures, dirigida a particulares e empresas, que possibilita o acesso a serviços, garantindo simplicidade, rapidez e fiabilidade no tratamento de assuntos com o Município.
O Balcão Único disponibiliza informação sobre os serviços prestados pela Câmara Municipal de Loures.
2. Através do Balcão Único, o cidadão pode:
- Consultar informações contextualizadas em cada uma das áreas [saber mais] e serviços disponíveis.
- Efetuar pedidos específicos através dos requerimentos eletrónicos disponíveis (utilizador registado).
- Consultar as nossas FAQ - Perguntas Frequentes.
3. Registo de utilizador Balcão Único:
A adesão ao Serviço Balcão Único pode processar-se através de autenticação via Cartão de Cidadão
ou,
Através do registo de utilizador na área de Acesso do Balcão Único.
Para proceder à autenticação com o Cartão de Cidadão, é necessário:
- Cartão de Cidadão com certificado digital válido;
- Código PIN de autenticação;
- Leitor de cartões;
- Acesso à internet via navegador (browser) que seja suportado pelo Fornecedor de Autenticação;
- Software para utilização do Cartão de Cidadão.
Clique na área de autenticação reservada para o efeito e siga as instruções da aplicação.
A autenticação via Cartão de Cidadão é efetuada através da palavra-passe (pin) do próprio cartão.
Autenticação.gov, o que é?
A autenticação permite ao cidadão confirmar de forma segura a sua identidade, acedendo desta forma a portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas.
3.1. Para efetuar o seu registo na área Acesso do Balcão Único, clique em "Não tem conta? Registe-se" e preencha o formulário de registo:
- Identifique se é particular, empresa ou outra entidade.
- Insira os dados assinalados como obrigatórios.
- Leia e aceite as Condições de Utilização do Balcão Único.
- Após clicar em "Enviar" receberá no e-mail de registo a palavra-passe para aceder à conta do Balcão Único.
A palavra-passe recebida será utilizada somente para o primeiro acesso, tendo obrigatoriamente de ser alterada.
3.2. É preciso estar registado para aceder ao Balcão Único?
Toda a informação encontra-se disponível para consulta.
No entanto, para a submissão de pedidos terá que estar registado.
A recolha dos dados fornecidos no registo de utilizador obedecem à legislação sobre Proteção de Dados e encontram-se devidamente registados na CNDP – Comissão Nacional de Proteção de Dados.
4. Utilização dos menus da Conta Corrente
4.1. Notificações / mensagens
Ao selecionar “Notificações/mensagens” na lista da sua Conta Corrente, é remetido para a página onde estão listadas todas as mensagens e notificações recebidas (lidas e por ler).
Para visualizar uma mensagem selecione o envelope.
Para visualizar o pedido a que diz respeito selecione o ID de pedido na linha correspondente.
4.2. Documentos eletrónicos emitidos
Ao selecionar “Documentos eletrónicos emitidos” , irá visualizar a lista dos Documento eletrónicos emitidos (se for o caso).
4.3. Pagamentos por multibanco/ Transferência Bancária
Ao selecionar “Pagamentos por multibanco/ Transferência Bancária”, aparecerão as guias para pagamento em multibanco, em curso ou já processadas.
4.4. Pedidos em curso
Ao selecionar “Pedidos em curso”, visualizará todos os pedidos que submeteu.
4.5 Ver / Alterar dados de registo
Nesta página são mostrados os dados pessoais e os dados de contacto do utilizador registado.
Sempre que haja alteração dos seus dados pessoais ou de morada, número de telefone, telemóvel, fax ou endereço de email, é aqui que procede à alteração.
A não atualização destes dados poderá levar a impedimentos na submissão de pedidos e respetivas comunicações.
4.6. Alterar senha
Ao selecionar “Alterar senha”, aparece uma janela que lhe permite escrever e confirmar a nova senha. Para guardar os novos dados, selecione OK.
Relembramos que a senha é pessoal e intransmissível, por razões de segurança deverá alterá-la com regularidade.