Balcão Único do Município de Loures.

Nota à navegação com tecnologias de apoio:
Ignorar a navegação e aceder ao conteúdo principal da página;

Certidão de Construção Anterior a 1951

O que preciso

Documento de identificação e NIF do requerente.

 

Documentos / ficheiros a anexar ao pedido, obrigatórios e/ou aplicáveis à situação:

Documento pedido conforme escolha no pedido Quando aplicável
Documento de envio obrigatório Obrigatório
Documento possui notas Possui notas
Documento assinado digitalmente Assinado digitalmente
Documento de extensão específica Extensão específica

Nota: a Planta de Localização é obtida durante o preenchimento do formulário, sendo o ficheiro anexado  no "Passo 3", após a confirmação dos dados.

Custo

22€

Artigo 22.º, n.º 1, alínea b) do Regulamento de Taxas do Município de Loures.

Prazo

10 dias úteis

Após confirmação do pagamento da taxa aplicável.

Procedimentos

  • Submissão do pedido;
  • Pagamento da taxa aplicável;
  • Verificação dos elementos instrutórios e análise do pedido pelos serviços municipais;
  • Emissão de certidão, conforme disposto no art.º 84.º n.º 1 do Código do Procedimento Administrativo;
  • Disponibilização da certidão online, na Conta Corrente ou, entrega de acordo com a opção selecionada no formulário.

Legislação

Outros Critérios

Certidão de construção anterior a 1951

Certidão relativa a prédios urbanos de construção anterior a 1951 e para os quais não existe projeto de construção, telas finais ou licença de utilização.

Atesta a dispensa da autorização de utilização de um imóvel por ter sido construído antes da entrada em vigor do Regime Geral de Edificação e Urbanização, de 7 de agosto de 1951, desde que não tenham sido executadas obras de reconstrução, ampliação ou alteração ou das quais resultem modificações importantes das características do edifício.

De ressalvar o facto de que esta certidão apenas certifica ou não se o edifício é de construção anterior a 1951 (não consta que por este motivo está isenta de licença de utilização).

 


Certidão Online

  • A certidão online é disponibilizada na sua Conta Corrente em Documentos eletrónicos emitidos.
  • Aos documentos eletrónicos é atribuído, automaticamente, um código.
  • O código do documento permite a sua consulta online, sem necessidade de fazer login.
  • Disponibilize o código do documento à entidade que a solicitou, para validação da autenticidade da certidão.

Consulta online da certidão

  • Aceda ao menu  "Consultar";
  • Selecione "Certidões e documentos online";
  • Insira o código atribuído ao documento.

 


Unidade Orgânica responsável pelo procedimento:
Departamento de Gestão e Reconversão Urbanística
Unidade de Administração Urbanística


Opções disponíveis no formulário:

Modos de Pagamento:
  • Pagamento eletrónico, de acordo com a referência Multibanco
  • Transferência bancária
  • Pagamento nos serviços de atendimento presencial
Modo de Receção:
  • Disponível online
  • Levantar no Serviço de Atendimento do Urbanismo – Loures